Percepções

city-snacking A Puratos inova continuamente, nosso objetivo único de ajudá-lo a expandir seus negócios. Ainda que a tecnologia desempenhe um papel primordial durante o desenvolvimento de nossos produtos, a inovação sempre começa com a nossa paixão pelo consumidor. Realizamos pesquisas com consumidores locais e internacionais, pesquisas com shoppers, observamos as tendências, fazemos análise sensorial... Desenvolvemos o nosso próprio conjunto de ferramentas para monitorar de perto os fatores subliminares que fazem parte da decisão de compra dos consumidores. Você, que é nosso cliente, pode se beneficiar dessa combinação singular de percepção sobre os consumidores, que provavelmente serão relevantes para o seu negócio.

Além de uma mudança na dinâmica econômica em todo o mundo, existem algumas megatendências que estão influenciando o setor alimentício, a saber, saúde e nutrição, conveniência, prazer e sabor.

Saúde digestiva

Tendência: Os problemas de saúde digestiva entre homens e mulheres têm sido uma preocupação constante. Há uma consciência geral de que os alimentos podem ajudar a superar esses problemas, principalmente devido aos esforços do setor de laticínios junto com o segmento de probiótica, que por meio de microrganismos vivos adicionados aos alimentos ajudam na digestão. No contexto da panificação e confeitaria, as fibras são comumente utilizadas para tratar a saúde digestiva.

Solução: A Puratos e a Fugeia estabeleceram uma aliança para desenvolver novos pães com benefícios para a saúde digestiva. Ao invés de probióticos, os prebióticos são utilizados como uma alternativa ainda melhor, pois resistem ao processo de cozimento e não necessitam de condições de armazenagem específicas. Os prebióticos são ingredientes alimentares fermentáveis que alimentam os probióticos já presentes nos sistema digestivo.

Baixo teor de gordura

Tendência: A epidemia global de obesidade levou a um crescimento do mercado de produtos para emagrecimento e com baixo teor de gordura. Os consumidores estão cada vez mais conscientes do aumento de peso das populações e procuram soluções em sua nutrição. Por esse motivo, as informações nutricionais nos rótulos são lidas com mais cuidado e tornaram-se um fator determinante na decisão de compra.

Solução: A Puratos lançou o Puraslim, uma alternativa para a gordura tradicional, que permite a redução na quantidade de gordura contida em pães e bolos.

Redução de sal

Tendência: A redução de sódio, especialmente na panificação, pode ter grande efeito na saúde pública, geralmente, os produtos dessa categoria contribuem com até 38% da ingestão diária de sal. Junto com a legislação europeia, que impõe uma redução de sódio de 16% em todas as categorias de alimentos, os produtos de panificação com menos sódio formarão uma proposição muito relevante na Europa. Outras partes do mundo são propensas a seguir.

Solução: Como parte de nossa linha Sapore, lançamos o Nabucco: uma massa madre natural que melhora os sabores de produtos salgados, além de permitir a redução de sal.

Simplicidade

Tendência: A busca de mais simplicidade está levando a um novo interesse por ingredientes autênticos e produtos que sejam inerentemente saudáveis. Na verdade, os consumidores estão se tornando cada vez mais céticos com alimentos que supostamente oferecem benefícios imediatos. Os alimentos com benefícios tradicionalmente mais conhecidos, como pães, frutas, legumes e leite vão desempenhar um papel mais dominante na “saúde”.

Solução: A Puratos tem uma linha cada vez maior de produtos que estão alinhados com essa tendência.

Embalagem individual

Tendência: Antigamente os alimentos eram vendidos em embalagens grandes, cada vez mais os produtos são embalados individualmente e oferecem mais conveniência no consumo on-the-go, ou quando as pessoas se deslocam de uma atividade para a outra. Essa tendência amplia a oferta de pequenos lanches nesses deslocamentos.

Solução: A Puratos pode ajudar seus clientes a desenvolverem produtos convenientes, em porções individuais. Temos também várias soluções para aumentar o frescor por mais tempo.

Mercado premium e autenticidade

Tendência: O mercado de produtos de luxo está ganhando importância com o renascimento de uma indulgência geral. Uma mostra disso é o crescente interesse por ingredientes produzidos localmente, combinados com a disposição de pagar mais por alimentos produzidos na região.

Solução: A linha Belcolade Collection possui uma das mais deliciosas linhas de chocolate de origem e orgânicos, cada um possui um sabor próprio muito específico e raro.

Sabor

Tendência: O sabor, assim como o tato e o cheiro continuam sendo fatores decisivos na hora de desenvolver produtos alimentícios. Mais de 90% dos consumidores acreditam que o sabor é o motivo determinante para a compra continuada de um produto.

Solução: A Puratos desenvolveu uma ampla gama de massas madre de todas as partes do mundo, cada uma reflete as tendências de sua origem, seus sabores e suas tradições.

Artigos Relacionados