Cacao-Trace é um programa diferenciado, desenvolvido com o conhecimento dos agricultores locais para garantir a produção sustentável de cacau na região. Ao ajudar os agricultores a aumentar o valor do seu cacau, as próximas gerações terão um chocolate de qualidade. Atualmente, o programa está ativo no Vietnã e na Costa do Marfim e em breve estará em outros países da África Ocidental e do Sudeste da Ásia

Cacao-Trace – Ao melhorarmos práticas, melhoramos vidas

O Cacao-Trace é um programa que atende diretamente à necessidade de uma cadeia de abastecimento de cacau mais sustentável e transparente. Essa combinação exclusiva de iniciativas ambientais e financeiras centradas no ser humano é moldada para melhorar a vida e as práticas dos produtores de cacau. A ênfase do programa está na qualidade, na formação e no treinamento que capacita os agricultores, desenvolvendo suas habilidades para se tornarem ainda mais produtivos e sustentáveis, garantindo que o chocolate será apreciado pelas próximas gerações.

Tanto os produtores de chocolate quanto os consumidores podem ter certeza de que o Cacao-Trace é sinônimo de grãos de cacau de qualidade, rastreáveis e sustentáveis. A melhoria contínua é um dos alicerces do programa, que é validado por auditorias independentes.

Fortalecendo os produtores de cacau com formação e treinamento

Ao trabalharmos com os agricultores para melhorar suas habilidades de gestão e técnicas de proteção ambiental, o Cacao-Trace os auxilia a melhorar seus rendimentos e gerenciar suas plantações com mais autonomia. As atividades mais importantes do Cacao-Trace são formação e treinamento. O suporte técnico e o coaching que oferecemos nas fazendas e nos centros após as colheitas são fundamentais para que eles aumentem seus rendimentos e a qualidade dos seus grãos.  

Cacao Trace
Cacao Trace cacao pods

Agregando a qualidade do cacau na fórmula de sustentabilidade 

Assim como outros programas de sustentabilidade, o Cacao-Trace contribui para uma cadeia de suprimentos sustentável por meio das melhores práticas ambientais e financeiras focadas no ser humano. Além disso, é também um selo de qualidade. As equipes de Cacao-Trace colaboram com os agricultores para controlar cuidadosamente o processo de fermentação e secagem, uma etapa vital para garantir qualidade superior às sementes de cacau. Esse apoio permite que os agricultores se concentrem mais em cuidar de suas plantações, melhorando suas habilidades,  produtividade e qualidade. O resultado é que todos ganham. Os agricultores conseguem melhor rendimento, e os produtores de chocolate têm a garantia de grãos com maior qualidade para um chocolate com sabor excelente.

O delicioso chocolate dos mestres em fermentação

Quando o assunto é aroma e sabor, o chocolate Cacao-Trace oferece o que outros produtos de chocolate sustentáveis geralmente não oferecem. Isso se deve ao foco intenso do programa no processo de pós-colheita e a outros fatores, como o solo, o clima e a variedade genética do grão. Assim como na arte de fabricar vinho, a fermentação é uma fase essencial no desenvolvimento do potencial sabor de cada grão de cacau. Dominar este processo assegura que apenas as sementes de alta qualidade se tornem deliciosos chocolates Cacao-Trace.

Bônus extra ao comprar Chocolate Cacao-Trace

Quando você compra produtos de chocolate Cacao-Trace, você apoia o fornecimento de chocolate a longo prazo contribuindo para reduzir os níveis de pobreza dos produtores de cacau. A cada quilo de chocolate comprado, o Cacao-Trace paga um “Bônus de Chocolate” para os agricultores. Essa forma simples e transparente de pagamento é única, pois 100% do Bônus do Chocolate chega até os agricultores por meio da Fundação de Cacau da Próxima Geração. Esse bônus cria uma relação mutuamente benéfica em toda a cadeia de suprimentos, desde o agricultor que cultiva os grãos de cacau, passando pelo produtor e pelo distribuidor de chocolate, até os amantes de chocolate em todo o mundo.

Construir confiança por meio de uma cadeia de suprimentos transparente e rastreável

Sempre que se compra o chocolate Cacao-Trace, a vida dos produtores de cacau e de suas famílias melhora. A separação controlada dos grãos de cacau Cacao-Trace de outros grãos ao longo de toda a cadeia de abastecimento - todo o caminho desde a colheita até o processamento – garante a rastreabilidade física de todo o cacau Cacao-Trace. Os amantes e produtores de chocolate podem ter a certeza de que cada entrega de grãos de cacau Cacao-Trace é validada e registrada.