O cacaueiro da variedade Criollo é nativo da América do Sul e da América Central e é uma das melhores, mais antigas e mais raras variedades de cacau do planeta. No entanto, é particularmente difícil de ser cultivado e extremamente vulnerável a diversas ameaças ambientais.

Em 2008, com o objetivo de proteger essa espécie antiga e ameaçada, a Puratos adquiriu 140 hectares de terras cultiváveis em Ticul, no estado de Yucatan, no México. Ao plantarmos mais de 100.000 árvores no local, queremos não apenas produzir um chocolate com propriedades de sabor exclusivo, mas também preservar a natureza e a biodiversidade da área, proporcionando um refúgio para uma grande variedade de vida silvestre da região.

O projeto também oferece um ambiente de trabalho seguro e estável para as comunidades locais e proporciona aos trabalhadores a oportunidade de receber treinamento sobre métodos pós-colheita, para que eles preparem uma boa fermentação do cacau.

Criollo e o Ecomuseu do Cacau

Ticul representa um investimento de longo prazo que contribui para a conservação ambiental, para o turismo sustentável e para o bem-estar das pessoas que vivem e trabalham na região.

Atualmente, o projeto em Ticul está dividido em duas partes:

  • A plantação inovadora de 740 acres/300 hectares, que cultiva e protege o cacaueiro criollo, uma das melhores, mais antigas e mais raras espécies de cacau no mundo.
  • O Ecomuseu do Cacau, onde os turistas podem aprender mais sobre o cacau e sobre a cultura maia local. Foi inaugurado em 2011.

Ajuda às pessoas e ao meio ambiente

Atualmente, a plantação de cacau fornece abrigo a uma grande variedade de plantas e animais locais. No entanto, uma de nossas metas é expandir essa biodiversidade plantando mais de 100.000 árvores.

Também queremos ajudar a população local assegurando que a plantação e o Ecomuseu contribuam direta e indiretamente para a geração de emprego e garantindo-lhes um ambiente de trabalho seguro. Finalmente, queremos que o projeto ajude os artesãos locais, promovendo a relação entre o cacau e a cultura maia. Dessa forma, buscamos garantir um futuro sustentável para todos os envolvidos na produção de cacau.

Para saber mais sobre o projeto em Ticul – ou sobre como você pode ajudar - visite nossa página Contatos.