As 3 tendências de panificação mais quentes para 2024

2 jan 2024

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A previsão de tendências do Taste Tomorrow para o setor de panificação com base em uma pesquisa global com 20.000 pessoas em 50 países, bem como na ciência de dados on-line de ponta baseada em IA.

Estas são as 3 tendências mais quentes que estão moldando o setor de panificação em 2024:

  • Plant forward
  • Sourdough e sensibilidade intestinal
  • Natural e orgânico

Essas tendências se originam de percepções fornecidas pelo Taste Tomorrow, o mais extenso programa de pesquisa de consumidores do setor de panificação, confeitaria e chocolate. Ele não é apenas o maior programa do gênero em todo o mundo, mas também o mais abrangente, com a participação de 20.000 consumidores em 50 países. Nossa abordagem exclusiva mescla perfeitamente extensas pesquisas com consumidores com rastreamento on-line avançado e sempre ativo usando as mais recentes técnicas de IA semântica, revelando as principais necessidades e motivações dos consumidores que impulsionam essas tendências.

A pesquisa da Taste Tomorrow se baseia em três pilares:

  1. IA e ciência de dados - análise sempre ativa de conversas, pesquisas e menções em mídias sociais em 9 idiomas, para descobrir sinais de tendências emergentes e prever sua trajetória de crescimento
  2. Pesquisa mundial com consumidores - inteligência cultural humana, indispensável para decodificar quais necessidades, motivações e narrativas do consumidor estão por trás de cada tendência
  3. Estrutura de tendências - nossos especialistas em consumo usam uma lente globalmente consistente para dar sentido a todo o ecossistema de tendências

Saiba mais sobre os métodos de previsão de tendências do Taste Tomorrow.

Mergulhe na essência das três tendências inovadoras que estão moldando o futuro do setor de panificação em 2024 e nos anos seguintes.

1. Plant Forward

De baseado em plantas a exclusivo de plantas

A mudança sísmica constante na preferência do consumidor de alimentos de origem animal para alimentos de origem vegetal está remodelando o setor de panificação. Embora muitos pães já sejam totalmente veganos, alguns produtos de panificação dependem muito de ovos, manteiga e laticínios. De acordo com nossa pesquisa, 56% dos consumidores em todo o mundo estão interessados em opções de produtos de panificação (doces) à base de vegetais. Portanto, a demanda por inovações em panificação à base de vegetais é enorme, especialmente no Oriente Médio e na África (74%), na América do Sul (70%) e em muitos países da região Ásia-Pacífico (68%).

Empresas como a Soy Concha Bakery já aproveitaram a oportunidade. Elas desenvolveram versões à base de vegetais do pan dulce, os tradicionais pães doces mexicanos. Mas, à medida que a tendência baseada em vegetais evolui e amadurece, vemos que os consumidores agora querem mais do que apenas versões veganas dos clássicos.

52% dos consumidores já acham que as alternativas à base de plantas têm um sabor tão bom quanto o dos produtos alimentícios de origem animal, portanto, agora os precursores e criadores de tendências estão procurando receitas claramente à base de plantas que conectem as propriedades exclusivas das plantas. Estamos observando uma mudança de "à base de plantas" para "exclusivo de plantas". Os pratos veganos agora estão incorporando ingredientes à base de plantas por suas próprias características sensoriais ou de sabor, e não como uma substituição ou imitação.

Lunch with friends. Group of happy young people enjoying lunch together

2. Sourdough e sensibilidade intestinal

Intestino feliz, vida feliz

Não é o assunto mais sexy para se discutir, mas os consumidores não estão nem aí. A saúde intestinal é um tema em alta e as pessoas estão obcecadas em ter uma digestão adequada e um intestino saudável. Essa é uma excelente notícia para o setor de panificação, pois 85% dos consumidores dizem que as fibras têm um efeito positivo na digestão e o pão integral é uma das fontes mais populares e conhecidas de fibras

Com essa crescente conscientização sobre a saúde intestinal em todo o mundo, os consumidores passaram a ter mais conhecimento sobre o funcionamento exato do intestino e sobre os ingredientes que devem escolher. 7 em cada 10 consumidores agora também concordam que os bióticos (probióticos, prebióticos e pós-bióticos) são ingredientes confiáveis para melhorar a digestão. Globalmente, esse é um aumento de 7% em comparação com 2021, com a maior mudança vindo da Europa (54% em 2021 vs. 65% agora).

Os consumidores também acreditam que melhorar a saúde intestinal tem um efeito positivo no bem-estar mental, uma crença mantida por 79% dos consumidores. Isso se traduz na busca por alimentos multiuso que não agridam o intestino. Pense em lanches que facilitam a digestão e que também melhoram seu humor, como os biscoitos da Toto Foods. Seu biscoito de aniversário com gotas de chocolate branco vegano e granulado colorido é promovido como "uma festa na sua boca (e no seu corpo inteiro)", porque melhora a saúde intestinal, mas também ajuda a estabilizar seu humor e melhora o desempenho e o foco.

Esse interesse cada vez maior na saúde intestinal anda de mãos dadas com a moda da massa fermentada. Não é mais apenas a bela aparência artesanal que atrai os consumidores para os produtos de panificação de massa fermentada. O pão fermentado com massa fermentada se destaca por sua digestibilidade superior, resultado de seu processo de fermentação prolongado. Essa fermentação lenta traz uma série de vantagens: maior liberação de vitaminas, minerais e aminoácidos, o que contribui para melhorar o conteúdo nutricional.

62% dos consumidores percebem os produtos de massa fermentada como saudáveis neste momento, um aumento impressionante em comparação com 2021, quando apenas 52% das pessoas tinham essa crença.

Closeup of fresh traditional baked sourdough bread loaves in bakery with signs for pain au levain and honey whole wheat with prices in farmers market

3. Natural e orgânico

O grande apelo da alimentação limpa

Por quais benefícios dos produtos de panificação os consumidores estão dispostos a pagar mais neste momento? O frescor é o número 1 indiscutível, mas o segundo pode surpreendê-lo: é a naturalidade e uma lista de ingredientes "limpa". Rótulos de produtos limpos e facilmente compreensíveis estão evidentemente em alta demanda. Os consumidores não apenas preferem produtos de panificação minimamente processados e livres de aditivos artificiais, mas 28% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por eles.

De fato, 71% dos consumidores em todo o mundo comprariam mais em padarias onde tudo é feito com ingredientes naturais. Em 2021, isso era verdade apenas para 66% dos consumidores em todo o mundo. Especialmente os consumidores norte-americanos mudaram fortemente sua atitude em relação a essas padarias totalmente naturais, com um aumento de 54% para 66%.

O pão feito com ingredientes naturais é visto como mais saudável. Portanto, as pessoas agora estão estudando atentamente os produtos que compram, esperando comer da forma mais limpa possível. 3 de cada 4 pessoas em nossa pesquisa recentemente olharam as informações da embalagem de produtos de panificação. Lá, seus olhos se voltaram instantaneamente para a lista de ingredientes.


Portanto, se você estiver aproveitando essa tendência, certifique-se de comunicar isso claramente na embalagem do seu produto. Além de usar rótulos como "não transgênico", "sem aditivos artificiais" e "sem adoçantes artificiais", você também pode comunicar claramente a lista de ingredientes na parte da frente do produto, se tiver coragem. Uma medida que já é popular entre as empresas de barras energéticas, como a RXBAR, que preencheu toda a parte frontal de sua barra de proteína com nada além da lista de ingredientes, que termina com um "No B.S." bem irônico.

Latin American woman working at a bakery and placing bread loafs on the shelf – small business concepts

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