As 3 tendências de chocolate mais quentes para 2024 América do Norte

2 jan 2024

Chocolate
Retail
Industry
Foodservice
Trend
Hospitality
Trend Updates

A previsão de tendências do setor de chocolates da Taste Tomorrow baseia-se em insights de uma pesquisa global com 20.000 consumidores em 50 países, juntamente com a mais recente análise de dados on-line baseada em IA.

Em quais inovações de chocolate você deveria estar trabalhando? Nesta previsão para o setor de chocolate em 2024, destacamos as tendências de chocolate mais populares ou que estão surgindo rapidamente entre os consumidores de todo o mundo. A pesquisa da Taste Tomorrow fornece informações sobre os desejos dos consumidores e suas motivações que você pode usar para ficar à frente da concorrência.

Estas são as 3 tendências mais quentes que estão moldando o setor de chocolate em 2024:

  •  Alimentos para o humor
  • Agricultura sustentável
  • À base de plantas

Essas tendências encontram sua base na extensa pesquisa realizada pelo Taste Tomorrow, o principal programa de pesquisa de consumidores do setor de panificação, confeitaria e chocolate. Ele estabelece uma referência global, reunindo percepções de 20.000 consumidores em 50 países. Nossa metodologia diferenciada combina pesquisas minuciosas com rastreamento on-line avançado e sempre ativo usando as mais recentes técnicas de IA semântica, revelando as principais necessidades e motivações do consumidor que impulsionam essas tendências.

A pesquisa é baseada em três pilares:

  1. IA e ciência de dados - análise sempre ativa de conversas, pesquisas e menções em mídias sociais em 9 idiomas, para descobrir sinais de tendências emergentes e prever sua trajetória de crescimento
  2. Pesquisa mundial com consumidores - inteligência cultural humana, indispensável para decodificar quais necessidades, motivações e narrativas do consumidor estão por trás de cada tendência
  3. Estrutura de tendências - nossos especialistas em consumo usam uma lente globalmente consistente para dar sentido a todo o ecossistema de tendências

Saiba mais sobre os métodos de previsão de tendências do Taste Tomorrow.

Get Ready for 2024 with these 3 trends shaping the chocolate industry:

1. Alimentos para o humor

Faça um lanche para aliviar o estresse

Muitos consumidores consideram o chocolate uma parte essencial de uma dieta saudável. Especialmente agora que o bom humor é visto como parte da boa saúde, os alimentos que fazem você feliz se tornaram o Santo Graal. Os ingredientes que contribuem para o bem-estar geral, elevando seu espírito - como o chocolate - são muito procurados: 65% dos consumidores em todo o mundo procuram alimentos que proporcionem saúde mental. Mas o interesse realmente aumenta no Oriente Médio e na África (82%) e na América do Sul (81%).

O controle da ansiedade e a redução do estresse são especialmente importantes. Algumas pesquisas sugerem que os flavonóis - compostos vegetais com propriedades antioxidantes - encontrados no chocolate amargo podem beneficiar a função cerebral, facilitando o gerenciamento de situações estressantes. Outros estudos mostraram que o consumo de produtos ricos em cacau pode melhorar seu humor em curto prazo. Mas, além de todas as evidências científicas, todos os amantes de chocolate, é claro, sabem há muito tempo como pode ser reconfortante desfrutar desse delicioso sabor que aquece o coração.

Os consumidores que querem se beneficiar de uma melhor concentração, mais energia ou um aumento de humor estão cada vez mais optando por chocolate com produtos botânicos. Os botânicos são flores, folhas, raízes, sementes ou caules de plantas que são valorizados por suas propriedades medicinais, aromáticas ou culinárias. Pense em alecrim, canela, hibisco, eucalipto ou cardamomo. Essas ervas e especiarias geralmente aumentam os benefícios do cacau para a saúde.

68% dos consumidores em todo o mundo acreditam que os ingredientes botânicos contribuem para a saúde do chocolate, um aumento maciço de 15% em relação a 2021. Um número ainda maior de pessoas está convencido do sabor que os botânicos adicionam aos produtos de chocolate, 73%. Isso faz com que os botânicos fiquem em segundo lugar, atrás de nozes e frutas, como um ingrediente que pode fazer com que seu chocolate pareça saboroso e saudável.

A marca de chocolate Wizards Magic oferece uma barra de chocolate com infusão de camomila e lavanda, que eles chamam de "Sweet Dreams". O chocolate é infundido com esses ingredientes botânicos, Bluenesse e vitamina E para ajudar os consumidores a relaxar e proporcionar uma boa noite de sono. Eles usam de forma inteligente os benefícios à saúde percebidos dos botânicos, anunciando o chocolate para um momento específico e um objetivo de saúde.

A beautiful young woman is taking a bite from a healthy dessert that she is holding in her hand

2. Agricultura sustentável

Justo para os agricultores é melhor para todos nós

Fair Trade Original, Rainforest Alliance, chocolate livre de escravos, neutro em relação ao clima, muitas embalagens de chocolate estão repletas de certificações e rótulos que dão aos consumidores garantias sobre como o cacau foi produzido. Por um bom motivo, pois nossa pesquisa mostra que 68% dos consumidores em todo o mundo estão interessados em produtos provenientes de métodos agrícolas sustentáveis.

Enquanto a agricultura sustentável costumava ser voltada principalmente para a fertilidade do solo, a biodiversidade e o controle de pragas não nocivas, agora vemos o foco do consumidor mudar para as cadeias de suprimento, o fornecimento e a ética. Há muito interesse no impacto social da cacauicultura, com 65% das pessoas agora buscando alimentos em que tenham certeza de que os agricultores recebem um preço justo e/ou uma renda digna. Em 2021, eram 60%.

Uma ótima maneira de aproveitar a tendência da agricultura sustentável é usar chocolate como o Belcolade Cacao-Trace. O chocolate Cacao-Trace apoia o desenvolvimento social e econômico dos produtores de cacau e de suas comunidades. Há uma distribuição equilibrada de lucros dentro da cadeia de valor, com os agricultores recebendo um Bônus de Chocolate exclusivo, um prêmio de qualidade, além do preço justo pago por suas amêndoas. Essa abordagem resulta não apenas em uma vida melhor para os produtores e suas comunidades, mas também em um chocolate de sabor superior para os consumidores.

Successful african businessman looks satisfied at a cocoa bean from his plantation

3. Baseado em plantas

Igualmente saboroso e sem a culpa

O movimento baseado em vegetais está dominando o mundo do chocolate. Não são mais apenas os pequenos produtores que estão se dedicando a produtos de chocolate que respeitam os animais e o planeta, até mesmo a multinacional Nestlé lançou um KitKat vegano. A multinacional de alimentos modificou a receita da icônica barra de chocolate para que a pegada ecológica seja 18% menor do que a da barra normal. O chocolate é obtido de forma sustentável e o leite foi substituído por uma alternativa à base de arroz para manter a textura e o sabor do original.

O KitKat vegano está alinhado com o crescente apetite do consumidor por alimentos à base de vegetais. 56% dos consumidores em todo o mundo compram alimentos à base de vegetais pelo menos mensalmente, um aumento acentuado em relação aos 36% em 2018. Muitos veem as guloseimas à base de vegetais como um momento de indulgência agradável e sem culpa. Os consumidores estão cada vez mais conscientes do impacto climático do sistema alimentar e levam isso em consideração em suas decisões de compra, tornando o chocolate vegano uma escolha lógica.

Consumidores que compraram produtos à base de plantas no último mês

Optar por alimentos veganos dá aos consumidores uma sensação de orgulho, pois sinaliza sua saúde e consciência social. Mas as objeções de que os alimentos veganos são menos saborosos também estão diminuindo, pois 52% concordam que as alternativas à base de plantas têm um sabor tão bom quanto os produtos alimentícios de origem animal. No setor de chocolates, o maior obstáculo para a criação de criações à base de vegetais era o desenvolvimento de chocolate ao leite sem laticínios e de coberturas brancas com a mesma facilidade de trabalho e versatilidade de uso que sua contraparte láctea. Mas, graças às soluções e tecnologias atuais, agora existem soluções de chocolate à base de plantas para profissionais que permitem criações veganas sem comprometer o sabor e a textura, abrindo caminho para muitos lançamentos de novos produtos de chocolate vegano.

Location Portrait of female Chocolatier  prepping ingredients for chocolate making, in her commercial grade kitchen.

Nunca mais perca uma nova tendência de chocolate

Durante todo o ano, compartilhamos as próximas tendências de chocolate, as tendências on-line e as mais recentes percepções dos consumidores no Taste Tomorrow.com. Inscreva-se em nosso boletim informativo e não perca a oportunidade de ficar à frente da curva e levar seu negócio para o próximo nível.

Histórias mais recentes