14 out 2025
72% dos consumidores procuram alimentos e guloseimas com texturas variadas, segundo nossa pesquisa global. Mas quais texturas estão realmente em ascensão e onde estão surgindo? Com nossa ferramenta global de monitoramento de tendências Taste Tomorrow, impulsionada por IA e combinada com inteligência humana, analisamos milhões de menções em redes sociais e buscas em 7 idiomas, 16 países e mais de 50 mercados. Isso nos dá uma visão geral das texturas mais comentadas e desejadas pelos consumidores — de cookies macios à confeitaria que combina suavidade, cremosidade e crocância.
Descubra a seguir quais texturas valem a pena explorar.
Tendência atual: recheio de caramelo e recheios cremosos
Croissants recheados com creme de ricota e pistache, sanduíches de cookie recheados com sorvete e caramelo ou bombolonis — pãezinhos doces recheados com creme confeiteiro de origem italiana. Doces com recheios muito indulgentes estão em alta. O apelo visual do caramelo escorrendo e o contraste de textura ao morder um cannoli recheado são considerados irresistíveis. Especialmente nos mercados turco, inglês, espanhol, francês e italiano, onde o interesse por esse tipo de alimento aumentou entre 24% e 61% no último ano.
Recheios cremosos com sabores intensos como chocolate, caramelo e avelã são os mais procurados para bolos, chocolates, cookies e doces. Essas opções clássicas evocam conforto e são frequentemente escolhidas por nostalgia. Uma opção mais moderna é o pistache, que também adiciona uma cor vibrante. Os chocolates recheados com caramelo da Sanders Candy são exemplos típicos que se beneficiam dessa tendência. Para seu 150º aniversário, a empresa lançou uma versão de bolo de aniversário com chocolate branco com confeitos coloridos, adicionndo textura.
Embora as pessoas adorem a indulgência de morder um alimento e encontrar um recheio de caramelo cremoso, muitos consumidores estão preocupados com o alto teor de açúcar e o uso de aditivos artificiais. Para atender à demanda por indulgência consciente, pode ser interessante explorar formas de oferecer essas delícias sensoriais de maneira mais saudável — usando ingredientes com o rótulo mais limpo, reduzindo o teor de açúcar e gordura ou oferecendo porções menores.
Tendência atual: texturas macias e elásticas para afundar os dentes
Com 1,4 milhão de menções online no último ano, texturas "elásticas” é a segunda maior tendência de textura atualmente. Em muitos mercados, a textura macia, mas ao mesmo tempo elástica, é uma textura totalmente nova na confeitaria. Embora seja muito apreciada em diversas culinárias asiáticas, ainda é pouco explorada pelos consumidores ocidentais. Os mercados alemão, francês e turco estão mais abertos a experimentar novidades, com aumento de interesse de 49%, 29% e 24%, respectivamente. Nos mercados de língua inglesa, vemos um aumento de 16%.
Esperamos ver doces asiáticos populares, como o mochi, ganharem destaque. E a confeitaria que utiliza as bolinhas de tapioca, como o bubble tea. Ingredientes que estão em ascensão devido ao amor por uma mordida um pouco mais elástica incluem:
Tendência atual: experiências multissensoriais que despertam e envolvem o paladar
Crocante E cremoso, fofo E crocante, elástico E macio — os consumidores adoram a emoção do contraste de texturas. Isso pode ser encontrado em doces clássicos como macarons e bolos vulcão, mas as maiores impulsionadoras das 1,6 milhões de conversas e buscas sobre combinações de texturas são as novas criações que misturam texturas inesperadas. A tendência mais que dobrou nos mercados de língua inglesa, mas também é forte nos mercados italiano (+48%), espanhol (+38%), turco (+37%) e alemão (+29%).
Os consumidores estão fascinados por doces híbridos criativos e sobremesas com várias camadas. Pense no cookie pie da Tiff’s Treats, com exterior crocante e interior fofo tipo bolo; o Dubai Chocolate Crookie da Chip City, croissant com massa de cookie com gotas de chocolate, coberto com creme de pistache e chocolate e finalizado com kataifi crocante; ou os cookies com boba explosiva da Molly Bz, mordidas macias recheadas com bolinhas de boba que estouram.
Segundo nossos dados, os consumidores estão buscando produtos prontos para o consumo com variedade de texturas. Cocê pode criar uma nova receita para atender a essa demanda, mas também é possível fazer ajustes em seus clássicos. Inspire-se na Oreo, por exemplo, que oferece versões extrafinas e com recheio duplo para criar inovações baseadas em texturas inspiradas nos seus campeões de venda.
Tendência atual: texturas crocantes que provam — quanto mais barulho, mais sabor
No pão, uma crosta crocante é vista como sinal de qualidade e frescor. Para produtos assados e chocolates, a crocância aumenta o prazer. É uma experiência multissensorial que se pode sentir, saborear e ouvir. Em muitos mercados, essa é a tendência de textura que mais cresce:
Ingredientes que se beneficiam da popularidade das texturas crocantes incluem nozes e massa filo. A febre da massa filo é visível em doces como a spanakopita grega e o börek turco, que aparecem nas páginas de TikTok e Instagram de criadores de conteúdo gastronômico, e como o bolo enrugado ou crinkle cake, que é uma massa filo enrugada com recheio e mistura de ovos por cima. Essas aplicações lembram uma quiche super crocante pelas dezenas de camadas finas e crocantes.
Nozes e sementes são uma forma natural e saudável de adicionar crocância e sabor. Por isso, noz, pecã, amêndoa e avelã são adições populares em produtos assados. A noz mais popular agora é o pistache, que teve um grande aumento de popularidade desde a tendência do Dubai Chocolate. Nossa pesquisa Taste Tomorrow mostra um crescimento de 122% nos últimos 12 meses. O kataifi — outro ingrediente do Dubai Chocolate — também está se tornando rapidamente um ingrediente favorito para uma textura interessante. Essa massa desfiada, muitas vezes chamada de cabelo de anjo, teve um aumento de 785% nas menções sociais no último ano. Prevemos muitas criações inspiradas no Oriente Médio com essa massa crocante entrando em breve no mercado de confeitaria.
Seja com recheios indulgentes e cremosos, mordidas elásticas, camadas crocantes ou combinações inesperadas — o importante é oferecer uma experiência multissensorial. Comece com pequenos ajustes texturais em seus doces favoritos ou experimente novas receitas ousadas. Quem sabe, a textura certa pode fazer o seu produto se tornar viral.