18 out 2024
Embora o sal, ou cloreto de sódio, desempenhe um papel importante em funções essenciais do organismo — como a regulação dos níveis de líquidos e a absorção de nutrientes —, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) quase todas as populações consomem sódio em excesso. Isso significa que é importante reduzir a ingestão de sal.
O que podemos fazer, enquanto produtores de alimentos, para ajudar os nossos consumidores? Continue a ler para descobrir.
A OMS recomenda que os adultos consumam menos de 2000 mg de sódio por dia, o que corresponde a, no máximo, 5 g de sal diários.
Infelizmente, a ingestão média global de sódio em adultos é de 4310 mg/dia, equivalente a 10,78 g/dia de sal. Isto é mais que o dobro da recomendação da Organização Mundial da Saúde.
O pão é um dos principais responsáveis pela ingestão de sal. Por exemplo, na Bélgica, o pão é o principal contribuinte para o consumo desse item. Como tal, a redução de sal deve ser uma prioridade para a indústria de alimentos.
A OMS afirma que o principal efeito na saúde de uma dieta rica em sódio é a elevação da pressão arterial, mas há outros riscos associados ao excesso desse item na alimentação:
Os riscos de um consumo excessivo de sal aumentam a probabilidade de várias doenças, incluindo doenças cardiovasculares, cancro gástricas, obesidade, osteoporose, doença de Ménière e doença renal.
Curiosamente, reduzir a ingestão de sódio é uma das medidas mais custo-eficazes para melhorar a saúde e reduzir a probabilidade de doenças não transmissíveis. Um estudo de 2009 concluiu que reduzir a ingestão média de sódio para 2300 mg/dia (cerca de 6 g de sal) poderia evitar 11 milhões de casos de hipertensão e poupar 18 milhões de dólares em custos com a saúde.
Vemos o nosso papel como algo que vai além do simples fornecimento de ingredientes.
Exploramos o mundo da indústria de alimentos em constante evolução e desenvolvemos soluções inovadoras, baseadas na ciência, para ajudar os nossos clientes a prosperar.
Como parte do nosso compromisso de longo prazo com uma Saúde Melhor, temos como objetivo reduzir a quantidade de açúcar, sal e gordura presente nos nossos produtos.
Até 2030, pretendemos que os nossos produtos de Saúde e Bem-estar representem 50% das nossas vendas. Isso significa responder, de forma indireta, às necessidades dos consumidores por dietas e estilos de vida mais saudáveis, ao:
Em 2023, 32% das vendas da Puratos foram de produtos com foco em Saúde e Bem-estar. No que diz respeito à redução de sal, no último ano, conseguimos eliminar 86 toneladas de sal dos nossos produtos. Desde 2017, reduzimos um total de 1215 toneladas de sal.
Embora tenhamos feito grandes progressos no nosso compromisso com uma Saúde Melhor, continuamos à procura de formas inovadoras de reduzir sal, açúcar e gordura nas nossas soluções.
As nossas soluções para reduzir o teor de sal em produtos alimentares permitem incluir uma alegação de redução de sal no produto final sem comprometer a funcionalidade, o sabor ou a textura.
Disponibilizamos 2 categorias de soluções de redução de sal: