Projeto De Responsabilidade Social Da Puratos Capacita Jovens Para O Mercado Da Panificação

31 ago 2017

Notícias

Bakery School investe na formação de jovens da Fundação Gol de Letra. 100% da primeira turma está empregada e uma das alunas foi selecionada para o Campeonato Mundial do Pão na França em outubro. 

Jovens com idade entre 17 e 21 anos, que fazem parte da Fundação Gol de Letra, têm a oportunidade de aprender uma profissão e se tornarem padeiros e confeiteiros.  Esses novos profissionais são jovens que participam do programa Bakery School, uma iniciativa da Puratos - empresa belga de produtos para padaria, confeitaria e chocolate - em parceria com o SENAI.

O Curso é composto por treinamento prático e aulas teóricas, executados nas cozinhas e laboratórios da Escola SENAI Horácio Augusto da Silveira, em São Paulo. A grade curricular capacita os alunos para executar práticas de manipulação de alimentos, produzir pães, massas, pizzas e salgados, de forma industrializada ou com fermentação natural.

A iniciativa é totalmente subsidiada pela Puratos, que como principal meta, tem a missão de ser uma geradora de oportunidades nos países onde está presente.

Em 2016, dos 12 jovens que concluíram o curso da Backery School, 100% estão empregados no mercado, dois deles na própria Puratos. “Estou começando meu primeiro emprego nessa área de panificação e confeitaria. Está sendo emocionante e gratificante, a cada dia aprendo mais”, conta Gabriel Moreira, que agora é assistente de confeitaria e panificação em um supermercado. 

Um dos destaques é a aluna Milena Santos. Ela foi selecionada para participar como auxiliar técnica juvenil da equipe brasileira, no Campeonato Mundial do Pão, organizado pelo Ambassadeurs du Pain, durante a Feira Internacional de Saint Etienne, que acontece em outubro em Nantes, França.  “Será uma oportunidade incrível, aprenderei ainda mais sobre os processos de fermentação natural, preparo e inovação, para daqui alguns anos retornarem como competidora e poder passar os meus conhecimentos para alguém”, conta Milena. 

O projeto da Backery School da Puratos começou em 2014, com a instalação de uma Escola de Panificação na Índia, e chegou em 2015 ao Brasil.