Você sabe o que é Clean(er) Label?

4 out 2021

Notícias

A busca por hábitos de consumo conscientes e responsáveis está ganhando espaço em diferentes mercados. No universo da alimentação, o termo “Clean(er) Label” tem se popularizado e promete ser uma tendência do futuro. 

Você já deve ter escutado por aí o termo “Clean(er) Label”, que pode ser traduzido como “rótulo limpo”, mas você sabe o que isso significa?

De forma resumida, podemos dizer que a tradução de clean label é rótulo limpo e se refere à utilização de rótulos simples e linguagem clara nas embalagens de produtos, de forma que o consumidor conheça todos ou grande parte dos ingredientes ali contidos. 

Entretanto, o movimento Clean(er) Label vem para alcançar mais do que a compreensão dos ingredientes mencionados nos rótulos: sua ideia é oferecer alimentos mais naturais e saudáveis. Desta forma, os produtos que levam sua denominação não possuem em sua composição aditivos artificiais, conservantes, corantes, saborizadores e aromatizantes artificiais, os quais são substituídos por temperos naturais, ingredientes menos processados, orgânicos e integrais. Além disso, toda a sua cadeia de fabricação é diferenciada, incluindo um processo rigoroso de avaliação de segurança e técnicas de processamento e armazenamento mais naturais e menos agressivas.

Essa tendência se relaciona diretamente com o que temos visto no cenário global: segundo nossa pesquisa Taste Tomorrow 2019, 93% dos consumidores leem as informações de embalagem de tempos em tempos. Os ingredientes, sua fonte e o valor nutricional são lidos com mais frequência e 1 em cada 3 consumidores sul-americanos espera que os alimentos se tornem mais saudáveis no futuro.

Os dados não param por aí: de acordo com o nosso mesmo estudo, 77% dos consumidores declararam que comprariam mais produtos em padarias onde os alimentos são feitos com ingredientes naturais e 84% acreditam que a diminuição de ingredientes processados é mais saudável.

Essas informações reforçam o quanto a saudabilidade e a transparência têm se tornado pilares fundamentais no ramo alimentício e fatores inegociáveis para os consumidores.

A Puratos está sempre atenta as transformações e, para firmar seu compromisso com a inovação e seus clientes, incorporará o conceito Clean(er) Label em seus produtos, estreitando laços e proporcionando ainda mais qualidade ao mercado.

Para saber mais, fale com a nossa equipe.