Biblioteca de Massas Madre

Uma coleção incomparável de fermentos naturais

Em 2013, lançamos a «Biblioteca de Massas Madre da Puratos» no Centro em Sabores de Pães em Saint-Vith, na Bélgica. Ela reúne uma coleção autêntica de massas madre (com diferentes sabores) de todas as partes do mundo. Nossa iniciativa criou uma verdadeira fonte de patrimônio para padeiros e consumidores de todo o mundo.

Nosso objetivo é preservar a biodiversidade de agentes de levedação o conhecimento e a experiência de como usar a massa madre na panificação.

Puratos Sourdough Library
Sourdough Library Belgium

Por essa razão, a Puratos decidiu criar uma biblioteca dedicada à conservação e à promoção de massas madre de todo o mundo. Dessa forma, podemos garantir a sobrevivência da biodiversidade de cepas para o futuro. A biblioteca começou com 43 massas madre e hoje já conta com 84! Todos os anos focamos em um país ou uma região específica e coletamos o maior número possível de massas madre. Nosso parceiro, o Professor Marco Gobbetti, analisa em laboratório sua composição de micro-organismos.

Até o momento, já foram registradas mais de 700 cepas de levedura selvagem e 1.500 de bactérias lácticas.

A biblioteca é uma iniciativa sem fins lucrativos. Essa foi a forma que a Puratos encontrou de contribuir com esse maravilhoso universo de fermentos naturais e tecnologia da fermentação, assim garantimos que os padeiros protejam suas massas madres. A biblioteca também nos ajuda a sermos melhores naquilo que fazemos, graças ao estudo minucioso de sua composição.

O que é massa madre?

Massa madre é um agente natural utilizado para fazer pão que fermenta e faz o pão crescer. Ela é feita de farinha, água, micro-organismos, bactérias do ácido láctico e leveduras naturalmente presentes nos ingredientes básicos. O sabor da massa madre pode ter uma grande variação dependendo dos micro-organismos e das associações que fazem. Existe um grande número de massas madre diferentes e cada uma delas confere ao pão um sabor exclusivo.

Quer aprender mais sobre massa madre? Entre em nossa página de massas madre.