Os consumidores querem saber a composição de seus alimentos. Por essa razão, prestam mais atenção ao rótulo do produto. Os clientes preferem rótulos curtos, claros e sem poluição visual, e principalmente que incluam ingredientes naturais e nomes de ingredientes que conheçam ou entendam facilmente.
Clean label (rótulo limpo) é um termo amplamente aceito e usado na área, mas para o qual não existe qualquer definição regulatória. Geralmente resulta na remoção ou redução de alguns ingredientes (ex: não contém aditivos, não contém conservantes, não contém corantes artificiais, não contém aromas artificiais…).
A concepção comum é a de que um produto clean label deveria ser uma lista curta e clara de ingredientes “conhecidos”. A opinião pública a esse respeito está em constante evolução e difere de maneira significativa em diferentes regiões e países. Além disso, o clean label é um alvo em movimento. Por essa razão, na Puratos acreditamos ser mais adequado optarmos pelo termo “clean(er) label” ou “rótulo (mais) limpo”, por não se tratar de um estado final, mas de um processo em andamento.
Na Puratos, somos especialistas em ingredientes para panificação, confeitaria e chocolate. Por dominarmos as interações entre todos os ingredientes, muitas vezes conseguimos criar listas de ingredientes mais curtas e mais limpas para um produto final. Um muffin recheado, por exemplo. Oferecemos todos os ingredientes do produto: a mistura para o bolo, o recheio e também a decoração. Ao buscar sinergias entre os diferentes componentes, garantimos que podemos reduzir o número total de ingredientes mencionados no rótulo.
A Puratos conta com um enorme patrimônio de produtos que são um sucesso há décadas. Como o S500, que é conhecido como o principal melhorador para panificação. Para esses produtos oferecemos nossa faixa padrão e alternativas de rótulo (mais) limpo. Entretanto, por definição, cada produto novo está sendo formulado da maneira mais limpa possível desde o início.
Curioso para saber quais soluções a Puratos têm para oferecer?