11 jun 2025
Saint-Vith, Bélgica / Paris, França — A Puratos, líder global em ingredientes para panificação, confeitaria e chocolate, anuncia hoje que seu histórico fermento natural Vitus foi selecionado como o fermento oficial da recém-inaugurada Boulangerie du Louvre, em Paris, França. A primeira padaria artesanal totalmente operacional do mundo, com área de produção no local e situada dentro de um grande museu de arte, usará o Vitus para produzir pães artesanais vendidos diariamente aos visitantes sob a icônica pirâmide de vidro do museu. Propriedade da Puratos, o Vitus não faz parte da linha comercial de fermentos naturais da empresa, mas é um dos fermentos mais valiosos preservados na Biblioteca Sourdough, parte do Instituto de Fermentação Natural da Puratos. Ele foi escolhido para essa colaboração porque sua história, simbolismo e espírito artesanal refletem os valores da padaria que agora inspira. O curador da Biblioteca e “bibliotecário sourdough”, Karl De Smedt, apresentou oficialmente o fermento Vitus aos padeiros parisienses Pascal Rigo e Arnaud Chevalier durante uma cerimônia de entrega realizada na quarta-feira, 11 de junho.
A cultura Vitus foi depositada na Biblioteca Sourdough da Puratos em 2017 pela jornalista alemã e defensora do fermento natural Martina Goernemann, com o objetivo de ser revitalizada. Sob os cuidados especializados de Karl De Smedt, o fermento foi trazido de volta à vida e recebeu o nome de Vitus — simbolizando seu renascimento e espírito duradouro.
Vitus é uma história de renascimento e resiliência — de uma cultura adormecida a um sucesso vibrante. Ela viajou do nosso arquivo de fermentação para as páginas de um livro, foi imortalizada na arte e agora inicia um novo capítulo no Louvre.
Karl De Smedt - Sourdough Librarian
O fermento ganhou reconhecimento internacional pela primeira vez ao aparecer no livro Sourdough: Four Days to Happiness, de Martina Goernemann, que narra suas viagens com o Vitus pela Europa e pelos Estados Unidos. A cultura também inspirou o artista John Whalley a criar a obra "Bread of Life" — pintada com têmpera de ovo flamenga tradicional e considerada a primeira pintura dedicada a um fermento natural.
Vitus tem servido há muito tempo como um “fermento da amizade” dentro da Puratos — compartilhado em contextos educacionais e culturais selecionados para promover conexão por meio da fermentação. Na Boulangerie du Louvre, ele assumirá esse papel ao unir o artesanato e a herança cultural em um ambiente onde o alimento cotidiano encontra a arte atemporal.
Operada pela Musiam Paris, especialista em restaurantes concessionados dentro de espaços culturais, e desenvolvida em colaboração com os renomados padeiros artesanais Pascal Rigo e Arnaud Chevalier, a La Boulangerie du Louvre está localizada sob a icônica pirâmide de vidro projetada por I.M. Pei. O Vitus será o coração do Pain du Louvre e dos pães especiais da padaria, que serão vendidos na própria Boulangerie e também servidos no Café Pyramide, logo ao lado. Com seu perfil aromático característico — incluindo notas de uva e mel, além de uma acidez suave — ele é ideal para a produção de pães artesanais que exigem desenvolvimento de sabor complexo.
Essa instalação demonstra a crescente demanda por experiências de fermentação premium em espaços culturais, representando uma nova aplicação para culturas de fermento natural de herança em ambientes de alto prestígio.
Fundada em 2013 e localizada em St. Vith, Bélgica, a Biblioteca Sourdough da Puratos é a única instalação no mundo dedicada à preservação de culturas naturais de fermento. Ela abriga mais de 150 fermentos de mais de 25 países, todos cuidadosamente preservados para fins de pesquisa, documentação e educação — e não para uso comercial. O Vitus é uma exceção: por ser uma cultura pertencente à Puratos, pode ser compartilhado em colaborações raras que reflitam a missão da Biblioteca — como a Boulangerie du Louvre, onde o artesanato e a cultura se encontram.
Gerenciada por Karl De Smedt, o primeiro e único “Bibliotecário de Sourdough” do mundo, a Biblioteca Sourdough opera sob o Instituto de Fermentação Natural da Puratos, que lidera iniciativas globais em pesquisa de fermentação, educação artesanal e preservação do patrimônio — garantindo o legado do sourdough para as futuras gerações.
A Puratos é um grupo internacional que oferece uma gama completa de ingredientes alimentares inovadores e serviços para os setores de panificação, confeitaria e chocolate. Atendemos artesãos, varejistas, indústrias e empresas de food service em mais de 100 países ao redor do mundo. Nossa sede está localizada na Bélgica, onde a empresa foi fundada em 1919. Na Puratos, acreditamos que a alimentação tem um poder extraordinário em nossas vidas — e não levamos essa responsabilidade de forma leviana. Por isso, nosso objetivo é ajudar nossos clientes a terem sucesso em seus negócios, transformando tecnologias e experiências reunidas a partir de culturas alimentares do mundo todo em novas oportunidades. Juntos, movemos o planeta adiante, criando soluções alimentares inovadoras para a saúde e o bem-estar das pessoas em todos os lugares.
Para mais informações, visite Centro Puratos de Soluções em Sabores de Pães: